home
Apren | Associação de Energias Renováveis

Mensagem do Presidente

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) é uma associação sem fins lucrativos, constituída em Outubro de 1988, com a missão de coordenação, representação e defesa dos interesses comuns dos seus Associados.

São Associados da APREN empresas detentoras de licenças de estabelecimento de centrais de produção de electricidade renovável em regime especial (PRE-FER), assim como quaisquer pessoas, individuais ou colectivas, interessadas no desenvolvimento das energias renováveis em Portugal. No final de 2012, a APREN representava cerca de 87% da potência instalada de PRE-FER em Portugal.

A APREN desenvolve trabalho em conjunto com organismos oficiais e outras entidades congéneres, a nível nacional e internacional, constituindo um instrumento de participação na elaboração das políticas energéticas para Portugal, promovendo o aproveitamento e valorização dos recursos renováveis nacionais para produção de electricidade.

Em termos institucionais, a APREN privilegia uma coordenação e permanente contacto com o Governo, Ministérios da tutela e respectivos organismos, bem como um profícuo diálogo com os principais stakeholders nacionais ligados à produção de electricidade renováveis e representantes da sociedade civil.

Destaca-se ainda um forte envolvimento a nível comunitário, que se manifesta essencialmente na participação em projectos Europeus e na parceria com Associações Europeias das diversas tecnologias que a APREN representa, que possibilitam o acompanhamento da política energética europeia e da evolução do sector nos restantes Estados-Membros da União Europeia.

A APREN conta com uma assessoria jurídica permanente da ABBC, que dá apoio na identificação e análise de legislação relevante assim como na elaboração de pareceres; em termos de comunicação, é assessorada pela MediaWise para promover a imagem e mensagem da APREN junto dos meios de comunicação social e dar resposta às suas solicitações.

Convidamo-lo a conhecer a nossa Associação e a juntar-se a nós na defesa das energias renováveis em Portugal porque, Portugal precisa da nossa energia!

António Sá da Costa





todos os direitos reservados