Dia do Sol 2018

A APREN assinalou o Dia do Sol com uma mesa redonda dedicada ao tema “Solar PV Production in Portugal”*. O evento realizou-se a 03 de maio no Instituto Superior Técnico em Lisboa, e contou com a participação de produtores em mercado, instaladores, investigadores e associações.

 

Em análise estiveram os desafios que se colocam à energia solar em mercado, as tendências tecnológicas do setor e a evolução dos custos de produção.  

 

Contexto do evento

 

A produção de eletricidade a partir do sol é cada vez mais responsável pela transição energética a que estamos a assistir. A sua fácil colocação no tecido urbano, em empresas e residências, vem dinamizar o autoconsumo e colocar o consumidor no centro da revolução energética. 

 

Portugal está ainda com níveis de penetração muito pequenos, mas deverá decuplicar o valor atual de 500MW nos próximos 6 ou 7 anos, o que coloca grandes desafios às redes e ao tecido industrial. Para esse programa ter êxito, será necessária uma estabilidade do quadro regulatório e um trabalho coordenado de todos os intervenientes no processo, entidades institucionais, dos operadores das redes e dos agentes.

 

A APREN e as Universidades
 
A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação sobre as energias renováveis, de uma forma pedagógica e envolvente.

 

O Dia do Sol

 

O Dia do Sol, criado no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, visa alertar para os benefícios do sol e para a sua importância enquanto fonte de energia.

 

 

*As intervenções dos oradores foram feitas em inglês.

Programa
Apresentação de José Falcão de Campos
Apresentação de José Medeiros Pinto
Apresentação de Manuel Barbosa
Apresentação de Francisco Pinto
Apresentação de Rui Bento
Apresentação de Sónia Cunha
Apresentação de Marc Rechter