Dia Internacional das Florestas 2018

A APREN assinala o Dia Internacional das Florestas com uma mesa redonda dedicada √† ‚ÄúImport√Ęncia da Biomassa no Mix Energ√©tico Nacional‚ÄĚ. O evento realiza-se a 23 de abril, pelas 10h:00, no Anfiteatro de Florestal do Instituto Superior de Agronomia, e conta com a participa√ß√£o da The Navigator Company e do CBE - Centro da Biomassa para a Energia.

 

Em an√°lise estar√£o temas como "o setor da eletricidade renov√°vel em Portugal", "cepos de eucalipto: uma mat√©ria-prima no contexto de uma biorefinaria", "pellets e briquetes - uma alternativa do uso de biomassa para bioenergia" ou "a import√Ęncia da biomassa na Navigator".

 

A participação é livre, mas sujeita a inscrição aqui.
 
A APREN e as Universidades
 
A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes institui√ß√Ķes de ensino superior de Portugal, para celebra√ß√£o dos dias tem√°ticos relacionados com as fontes de energia renov√°vel. Pretende-se assim consolidar a rela√ß√£o da associa√ß√£o com as universidades, atrav√©s de um papel ativo na divulga√ß√£o de informa√ß√£o sobre as energias renov√°veis, de uma forma pedag√≥gica e envolvente.

 

As florestas e a Biomassa
 
Os subprodutos florestais, quando queimados, são uma fonte de energia que pode ser usada em centrais térmicas para produzir eletricidade, tendo igualmente um importante papel na produção de calor. Usar os resíduos da floresta com este fim diminui o risco de incêndio, se a limpeza das florestas for conjugada com o ordenamento florestal.

Programa