Apren | Associação de Energias Renováveis

Dia Nacional da Energia


A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis associou-se à Ordem dos Engenheiros (OE) no âmbito da celebração do Dia Nacional da Energia, com a realização de um seminário dia 29 de maio, no auditório da OE. Em debate esteve o “Futuro da Energia Renovável na Produção de Eletricidade em Portugal”.

O evento, que foi presidido por Jorge Liça, Presidente do Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros, contou com a participação de António Sá da Costa (APREN), Ana Quelhas (EDP – Energias de Portugal) e Jorge Vasconcelos (NEWES – New Energy Solutions).

Esta iniciativa surgiu no âmbito do lançamento do novo pacote Europeu sobre Energia, proposto pela Comissão Europeia, que será sujeito a uma contraproposta do Parlamento Europeu em junho próximo. Foram discutidos temas como a alteração do mix energético nacional (fruto do fim da vida útil de centrais térmicas e das licenças para centrais fotovoltaicas de larga escala atribuídas pelo Governo), a mudança de paradigma baseado num sistema muito suportado em tarifas feed-in para um sistema assente num mercado livre e concorrencial, ou o autoconsumo, que se assume como uma forma economicamente interessante de produção fotovoltaica e de aumento da eficiência energética do País.

Para consultar o programa do evento clique aqui.

Para consultar a apresentação de Ana Quelhas, clique aqui.
Para consultar a apresentação de Jorge Vasconcelos, clique aqui.






todos os direitos reservados