Publicações da APREN

Eletricidade Renovável em Revista - 2017

O acréscimo do uso de fontes de energia renovável aliado a medidas de eficiência energética, têm permitido reduzir o consumo e a importação de combustíveis fósseis, e contribuíram, consequentemente, para o aumento da representatividade das energias renováveis no consumo final de energia em Portugal.

Ver PDF
Mapa de Centros Eletroprodutores Renováveis em Portugal

A APREN (em colaboração com o INEGI) lançou no final de 2017 uma nova versão do mapa e2p - Centros Eletroprodutores Renováveis em Portugal.

 

Este mapa insere-se no âmbito do projeto e2p - Energias Endógenas de Portugal, que consiste na conceção de uma base de dados com informação relevante acerca de todos os centros eletroprodutores com recurso a fontes renováveis de energia, existentes em Portugal.

MAIS INFORMAÇÕES
Anuário APREN 2017

A edição de 2017 do Anuário APREN - um marco no panorama energético nacional, constituindo uma montra do que fazemos em Portugal no setor da produção elétrica a partir de fontes renováveis -  já está disponível (apenas para associados).

 

Esta publicação pretende mostrar o que se passou em Portugal no setor da eletricidade renovável em 2016 e principalmente expor a todos os intervenientes do setor o universo APREN, o qual abrange 93 % da potência renovável instalada, conferindo a esta publicação um retrato muito fiel do setor.

MAIS INFORMAÇÕES
Missão

Conheça melhor a APREN e as vantagens de ser nosso associado, com esta apresentação institucional.

Ver PDF
Eletricidade Renovável em Revista - 2016

Portugal conseguiu alcançar uma posição de referência a nível mundial no que respeita à integração de energias renováveis no setor da eletricidade.

 

A APREN, como associação de produtores que representa mais de 90 % do total da potência renovável do País, pretende com esta revista anual contribuir para uma melhor e mais sólida informação sobre o setor, ao mesmo tempo que fortalece esta imagem de marca de Portugal.

Ver PDF
Índice de Eolicidade

O Índice de Eolicidade (IE) visa quantificar as flutuações da produção de energia elétrica mensal proveniente do recurso eólico em torno do valor médio histórico.

 

Baseia-se na produção real de parques eólicos, a qual é devidamente corrigida e adimensionalisada de forma a dissipar o efeito das indisponibilidades operacionais. 

MAIS INFORMAÇÕES
Parques Eólicos em Portugal

O projeto e2p – Energias Endógenas de Portugal surge da colaboração entre a APREN e o INEGI para o desenvolvimento de uma base de dados de todos os centros electroprodutores de fontes de energias renováveis em Portugal, atualizada periodicamente e disponível ao público em geral.

 

MAIS INFORMAÇÕES
Impacto Macroeconómico do Setor da Eletricidade de Origem Renovável em Portugal

Tendo em consideração o contexto do setor da eletricidade renovável em Portugal e a sua evolução nos últimos anos, a APREN promoveu uma análise à evolução deste setor nos últimos anos, perspetivando ainda a sua evolução até 2020 e 2030, avaliando o respetivo impacto no economia e na geração de riqueza – PIB, criação de emprego, redução da emissão de gases com efeito de estufa, redução das importações, redução da dependência energética do País.

 

Estudo desenvolvido APREN e pela Deloitte.

Ver PDF
Boletim Energias Renováveis

Boletim mensal, que carateriza o comportamento do setor elétrico renovável de cada mês, focando, entre outros, os aspetos técnicos relevantes de comportamento do sistema e das renováveis e a  análise da produção e da evolução dos mercados e das interligações.

MAIS INFORMAÇÕES