Análise APREN - Eleições Legislativas 2025

A transição energética é um passo essencial para garantir um futuro mais sustentável, resiliente e economicamente competitivo. A substituição progressiva dos combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, o reforço das redes e infraestruturas, e a promoção da eficiência energética são pilares centrais para responder à crise climática e garantir segurança e independência energética. Portugal tem demonstrado ambição nestas matérias, mas essa ambição exige estabilidade política e visão de longo prazo para se traduzir em resultados concretos.

 

Nos últimos anos, a instabilidade governativa tem gerado incerteza no setor energético, atrasando decisões estruturais, dificultando a atração de investimento e comprometendo o ritmo da transição. Esta realidade torna ainda mais relevante o escrutínio das propostas que os partidos apresentam nesta fase decisiva. É nesse sentido que a APREN apresenta um resumo e análise dos Programas para as Eleições Legislativas dos partidos políticos com assento parlamentar, com o objetivo de identificar medidas claras e estruturantes que possam contribuir para uma transição energética estável, eficaz e socialmente justa.

 

Esta análise tem por base cinco eixos fundamentais à valorização da eletricidade renovável de forma direta e indireta (Metas e transição energética, Transição justa, Desburocratização, Mercado interno e Infraestrutura e segurança de abastecimento), para assegurar que o País cumpre os compromissos nacionais e comunitários de descarbonização, enquanto é também garantida a segurança de abastecimento e a competitividade da economia nacional e europeia.

 

Consulte o documento abaixo para ver os resultados da análise.

Análise APREN - Eleições Legislativas 2025