APREN participa em debate organizado pela APE

António Sá da Costa foi um dos oradores do debate "Desempenho Tecnológico na Transição para a Energia Limpa". O evento, enquadrado na iniciativa "Debates ao fim de tarde", foi organizado pela APE - Associação Portuguesa da Energia e teve lugar a 26 de setembro, no Auditório da Miranda e Associados em Lisboa.

 

A transição para um futuro energético fundamentalmente baseado em energias limpas, decorrente do combate às alterações climáticas, só será exequível, em termos realistas, através da incorporação de desenvolvimentos tecnológicos múltiplos a um ritmo que dê resposta aos desafios globais em matéria de sustentabilidade socioeconómica e de energia.

 

Na avaliação que a Agência Internacional de Energia vem fazendo do ponto de situação em que se encontra cada uma das tecnologias relevantes, dos 38 parâmetros em avaliação, apenas 4 parâmetros têm um desempenho tecnológico que se coaduna com a transição energética que se pretende implementar.

 

Há, assim, perguntas que se impõem: A que transição energética se está efectivamente a assistir? Como se dará resposta ao crescimento da procura de energia? A evolução tecnológica permitirá a maximização da geração de fontes renováveis? Como financiar uma transição energética não sustentável na vertente tecnológica? Finalmente, está a ser implementada uma contabilização de todos os ‘custos’ inerentes à adopção de determinadas tecnologias?

 

O Presidente da APREN foi responsável pelos comentários finais e pelo lançamento de um debate centrado nestas questões.

 

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.