Prémio APREN 2016

A segunda edição do Prémio APREN pretendeu divulgar, junto do setor da eletricidade renovável, as dissertações académicas realizadas em instituições de Ensino Superior portuguesas (relacionadas com eletricidade renovável), visando contribuir para a disseminação e transferência de conhecimento e de tecnologia entre os centros de investigação e as empresas.

 

Com o patrocínio da EDP Gestão da Produção de Energia S.A. e da EDP Renováveis, esta iniciativa pretendeu criar um veículo de comunicação que difunda, de uma forma dinâmica e continuada, os trabalhos de investigação e de desenvolvimento tecnológico no seio dos stakeholders do sector, gerando uma rede de interação que promova a inovação e a criação de valor.

 

O Prémio APREN 2016 compreendeu uma exposição dos trabalhos selecionados por um júri em formato de póster, que decorreu paralelamente à Conferência Anual da APREN, realizada a 16 de novembro de 2016. 

 

Bernardo Silva e Pedro Beires, ambos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foram os grandes vencedores do Prémio APREN 2016!

 

Bernardo Silva venceu o prémio relativo à tese de doutoramento, com a sua dissertação "Multi-terminal HVDC Grids:Control Strategies for Ancillary Services Provision in Interconnected Transmission Systems with Offshore Wind Farms".

 

Pedro Beires venceu o prémio relativo à tese de mestrado, com a sua dissertação "O papel das centrais hídricas reversíveis face ao aumento dos volumes de integração de produção de origem renovável em sistemas elétricos isolados".

 

Uma nota ainda para as menções honrosas atribuídas a Gustavo Oliveira (FEUP), Pedro Nunes (FCUL), António Coelho (FEUP) e Sílvia Coelho (UA).

Outras Edições