Efacec

Espaço Associado

Antecipar soluções para um mundo mais sustentável

 

Com 70 anos de existência, a Efacec conta hoje com uma vasta presença internacional, com referências em mais de 90 países e uma presença regular em mais de 60 países. Europa, Estados Unidos da América, América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana são alguns dos mercados estratégicos para os quais exporta 76% da sua atividade, que se centra na conceção e desenvolvimento de soluções de energia, ambiente e mobilidade. Para a Efacec, a sustentabilidade é um pilar estratégico transversal ao desenvolvimento de soluções inovadoras. 

 

Organizada em oito áreas de negócio distintas, é na área de negócio de Energia que é mais visível a intervenção da Efacec no domínio das energias renováveis. A empresa concebe e constrói sistemas e produtos que respondem às necessidades de clientes dentro e fora de Portugal, abrangendo as energias renováveis, com projetos para sistemas solares (incluindo autoconsumo), sistemas híbridos (solar, térmica e armazenamento) e parques de grande escala, em regime chave-na-mão. 

 

No setor energético fotovoltaico, a Efacec destaca-se pela vantagem competitiva de desenvolvimento de soluções completas (EPC – Engineering, Procurement & Construction), com a possibilidade de incluir equipamentos fabricados in house, garantindo qualidade e fiabilidade nas soluções apresentadas. A empresa portuguesa contempla ainda um serviço de assistência completo (através da divisão de O&M – Operations & Maintenance), personalizado e com mais garantia face ao mercado. Atualmente tem, em pipeline, projetos na Europa, América Latina e África, representando cerca de 300MW instalados em todo o mundo e 133MW sob O&M.

 

Um dos projetos mais emblemáticos no percurso da Efacec nesta área de negócio foi a implementação dos primeiros parques solares do país em regime de mercado livre, localizados em Santiago do Cacém e Castelo de Vide. Respondendo ao desafio lançado por uma empresa de referência internacional no setor, que confiou na capacidade e experiência da Efacec, estes dois projetos reforçam o posicionamento da Efacec no mercado solar em Portugal como um player importante no mercado das energias renováveis. 

 

As infraestruturas, que ocupam uma área combinada de cerca de 70 hectares, têm uma capacidade de produção de mais de 70GWh/ano. Tendo em conta que uma habitação em Portugal consome em média 3.700kWh/ano, as centrais solares fotovoltaicas de Casa Nova (com capacidade de 12MWp) e de Tendeiros (24MWp) fornecem anualmente energia elétrica a mais cerca de 19 mil casas, resultando numa poupança de cerca de 3,3 toneladas de CO2 por ano. 

 

Estes projetos são exemplos da forma como a Efacec contribui para que Portugal alcance as metas sustentáveis e objetivos Portugal2020. Mas esta orientação estratégica vai para além das áreas de negócio da empresa: é parte integrante do seu sucesso. 

 

Recentemente, a Efacec subscreveu dois compromissos globais na área da sustentabilidade, com os objetivos de limitar o aquecimento global e de encorajar a transição para a mobilidade elétrica. Promovido pelas Nações Unidas, o Business Ambition 1.5ºC procura reduzir em metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Já o EV100, promovido pelo The Climate Group, pretende, no mesmo prazo, a conversão da frota automóvel das empresas para veículos elétricos. Ao aderir a estas iniciativas, a Efacec dá o exemplo e compromete-se, com passos concretos e convictos, a dar o seu contributo para a descarbonização da economia e fazer a diferença na sociedade.

Anúncios