Espaço Associado

Como membro do grupo Aker ASA, a Mainstream Renewable Power dispõe de uma forte rede de conhecimento através do seu acionista maioritário, a Aker Horizons, bem como as empresas associadas, nomeadamente a Aker Asset Development, Aker Carbon Capture e suas iniciativas de desenvolvimento de hidrogénio. Outras empresas do ecossistema Aker incluem o braço da cadeia de suprimentos Aker Solutions e Cognite, os especialistas em digitalização.
Em 2022, a Mainstream juntou-se à Aker Offshore Wind, que desenvolve projetos eólicos offshore com foco em águas profundas e vento flutuante. A combinação junta recursos de desenvolvimento e industrialização de classe mundial com uma forte execução e histórico de tecnologia. Também posicionou a Mainstream como um dos principais acionistas da Principle Power, o principal fornecedor mundial de fundações eólicas flutuantes. Com esta participação as raízes da empresa em Portugal datam já de 2011, quando a tecnologia WindFloat da Principle Power foi implementada pela primeira vez no projeto pioneiro WindFloat 1.
Sobre a autora:
Carlotta Gradissimo é Offshore Wind Technical Development Manager na Mainstream Renewable Power, liderando o desenvolvimento de energia eólica flutuante e de conhecimentos de engenharia para seleção de locais offshore e desenvolvimento de projetos.
De nacionalidade portuguesa, trabalha na indústria offshore há oito anos, com funções no setor de petróleo e gás, e consultoria em energias renováveis. É Mestre (MSc) em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Está baseada no Centro de Excelência Eólica Offshore da Mainstream em Edimburgo, e supervisiona os esforços eólicos offshore flutuantes globalmente para a empresa líder em energia renovável.
Acerca da sua nomeação como representante associada da Mainstream na APREN, Carlotta referiu que: “Sendo portuguesa e tendo crescido em Portugal, estou particularmente orgulhosa e altamente motivada para participar no desenvolvimento da energia eólica offshore e contribuir no setor para atingir o potencial de Portugal, as metas climáticas e ambições”.