IKEA Portugal

Espaço Associado

Ana Barbosa
Responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal

Criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas é a visão que nos guia na IKEA. É uma visão muito poderosa e inspiradora, que nos dá um forte propósito e a oportunidade de criar impacto e mudança positiva e duradoura no planeta e na vida das pessoas. Também nos permite encontrar respostas em momentos desafiantes e de transformação, como o momento atual de pandemia e emergência climática, que traz preocupações e implica decisões cruciais aos consumidores, empresas e todos os agentes socias. Concretizar esta visão passa, obviamente, por uma estratégia de negócio holística onde a sustentabilidade é parte integrada e essencial, tanto no design de produtos, na utilização de materiais dentro de um modelo circular, na descarbonização de todas as nossas operações, e incluindo também uma interação com a comunidade muito forte.

 

Para a IKEA, trata-se de equilibrar crescimento económico e impacto social positivo com proteção e renovação ambiental. Isso significa que pensamos sempre a longo prazo - atender às necessidades das pessoas hoje, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

 

Por isso mesmo, a estratégia global da IKEA, intitulada “Pessoas Positivas. Planeta Positivo” estrutura e formaliza os nossos compromissos, enquanto empresa e marca global, para criar um impacto positivo e duradouro na vida das pessoas e do planeta. Em 2018, este documento foi revisto, com metas ainda mais ambiciosas, e até 2030, queremos inspirar 1.000 milhões de pessoas, em todo o mundo a viver uma vida mais saudável e sustentável em casa.

 

Temos a ambição de criar um impacto positivo no clima e regenerar os nossos recursos, enquanto fazemos crescer o negócio da IKEA, por exemplo, temos o objetivo de gerar mais energia renovável do que a que precisamos para as nossas operações. Em Portugal já somos, em termos absolutos, energeticamente autossuficientes – atualmente, cerca de 25% da energia elétrica consumida nos edifícios provém dos painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas das lojas IKEA Alfragide, Loulé, Loures e Matosinhos. Complementarmente, através do Parque Eólico do Pisco adquirido pelo Grupo Ingka em 2017, é produzida energia equivalente às necessidades energéticas de cerca de 30 lojas.

 

De igual forma, na IKEA procuramos aumentar a eficiência energética das nossas lojas todos os dias com o uso de sistemas de monitorização inteligentes que gerem equipamentos e instalações. Em 2015 iniciámos a nossa transição para LED, hoje 100% concretizada. Ou seja, só utilizamos este tipo de tecnologia nos nossos espaços, o que nos permite poupar cerca 85% de eletricidade em comparação com a luz incandescente utilizada normalmente. Outro exemplo é a utilização de Solar Tubes nas nossas instalações, que, através de um sistema de espelhos, permitem a utilização de luz solar no interior dos edifícios.

 

Paralela e recentemente, em parceria com a Contigo Energía, disponibilizámos aos portugueses uma oferta que permite a produção da sua própria energia renovável em casa, com a nova solução de painéis solares – SOLSTRALE – para que seja possível ter um dia a dia mais sustentável, e com menos custos no orçamento doméstico.

 

Todos estes movimentos estão alinhados com a estratégia de sustentabilidade da IKEA, e junto com muitas outras iniciativas nacionais ou globais, contribuem para a ambição de sermos um negócio circular e com impacto positivo no clima até 2030.

 

Esta década é decisiva no combate às alterações climáticas, sabemos que os consumidores estão preocupados, nomeadamente os portugueses, pelo que acreditamos que é importante liderar movimentos de descarbonização, apresentar soluções acessíveis a todos e também partilhar o nosso otimismo. Acreditamos que ainda é possível limitar o aquecimento global, que este tema é de todos e que todos podemos contribuir, com ações individuais ou co-criando soluções em conjunto, com um propósito comum e sentido de urgência.

Anúncios