ACCIONA

Espaço Associado

ACCIONA volta a fornecer energia renovável à Telefónica em 2019

 

Em 2019 a ACCIONA fornecerá à Telefónica um volume estimado de energia eléctrica renovável de 345 gigawatt-hora (GWh), ou seja, 58% da energia em alta tensão medida com telemetria que a multinacional de tecnologia consumirá em Espanha este ano e 23% da sua energia total consumida.


A empresa fornecerá 72 pontos localizados em instalações de processamento de dados, escritórios e outros centros da Telefónica em Espanha. É o segundo contrato sucessivo de venda de energia elétrica à Telefónica (o primeiro foi celebrado em 2018).


Tal como toda a energia elétrica comercializada pela ACCIONA, a fornecida à Telefónica será 100% renovável, certificada pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência de Espanha (CNMC). O uso de energia limpa evitará a emissão de 107.000 toneladas de CO2 para a atmosfera, com base na matriz energética daquele país.


“Ser um fornecedor de energia elétrica para a Telefónica pelo segundo ano consecutivo é um reconhecimento da estratégia da ACCIONA no que toca à comercialização de energia 100% renovável. É totalmente competitiva e um exemplo claro de como o setor corporativo pode contribuir para acelerar a transição energética e lidar com o aquecimento global”, afirma Santiago Gómez Ramos, Diretor de Gestão de Energia da ACCIONA.


“Este acordo é fundamental para a Telefónica em Espanha, porque significa que podemos continuar a ser 100% renováveis. Juntamente com o nosso Programa de Eficiência Energética, isto traduz-se em menores emissões e custos de CO2. Temos orgulho em dizer que os clientes da Movistar se comunicam a partir da base mais verde e sustentável do mercado e que contribuem para a luta contra as mudanças climáticas , explica Joaquín Mata, Diretor de Operações, Sistemas e TI da Telefónica España.

 

Teléfonica: 100% renovável também em outros mercados

 

A multinacional já é totalmente renovável em outros mercados, como Alemanha, Brasil e Reino Unido, o que significa que está a progredir em direção ao seu objetivo de alcançar os 100% em todos os países até 2030. Isto traduzir-se-á numa poupança de 6% na sua conta de energia elétrica, equivalente a 1,4% das suas receitas atuais.


Em todo o mundo, mais de 50% da energia elétrica utilizada pela Telefónica é limpa. A empresa tem estabilizado o seu consumo (apesar de um crescimento no tráfego de 107% nos últimos três anos) e melhorou a eficiência energética em 52%, o que foi alcançado dois anos antes das datas previstas. Em outras palavras, a empresa é mais eficiente e consome energia mais ecológica a cada ano. Isso levou a Telefónica a fazer parte da “Lista A” do CDP, um organismo que seleciona empresas líderes na gestão da mudança climática.

    
ACCIONA: O maior comerciante de energia exclusivamente renovável

 

Através deste contrato, a ACCIONA reforça os seus negócios de venda de energia elétrica para grandes clientes no mercado da Península Ibérica, onde já é o maior fornecedor de energia exclusivamente renovável, com mais de 500 clientes e 2.700 pontos de fornecimento. O volume de energia associado foi de 5.900 gigawatt-horas (GWh) em 2018, 11,3% acima do ano anterior.


Entre os clientes de energia renovável da ACCIONA no mercado ibérico estão, além da Telefónica, empresas de referência em diversos setores, como a Unilever, Bosch, Adif, Inditex, Basf, RTVE, Kellogs, Merck, Bimbo, Roca, Aena, Heinz, Asics, BT, Agrolimen, Volkswagen e os museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza.

Anúncios