Portugal Renewable Summit 2018

Portugal Renewable Summit 2018

A APREN realizou no dia 09 de outubro a sua Conferência anual, subordinada ao tema Mercado e Renováveis. O evento, já um marco incontornável no setor energético português, teve lugar na Fundação Oriente, em Lisboa.

 

A edição de 2018 foi especial, pois assinalou os 30 anos da Associação. Para assinalar esta data, decidimos "renovar" o evento, alterando a sua denominação. Assim, a Conferência APREN é agora Portugal Renewable Summit!

À semelhança das edições anteriores, contou com intervenções de alguns dos principais especialistas da área das energias renováveis, a nível nacional e internacional.

 

Paralelamente, teve ainda lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2018 - uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas relacionadas com eletricidade de origem renovável.

Programa

09 de outubro, Fundação Oriente (Lisboa)

Abertura (09:00 - 09:15)

  • António Sá da Costa, Presidente da APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis

 

1.º painel da manhã: Mercado - Tendências Europeias (09:15 – 10:45)

Moderador: Camilo Lourenço, Jornalista

  • Christopher Jones, Part-time Professor of Energy Law, European University Institute, Florence and Principal, Baker & McKenzie - The Clean Energy for All European Package, it's implications for business
  • Aurélie Beauvais, Policy Director na SolarPower Europe - Auctions and PPAs in Europe
  • Heikki Willstedt Mesa, Energy and Climate Change Policies Director na Asociación Empresarial Eólica - Auctions in the Spanish market

 

Debate

 

Coffe Break (10:45 - 11:15)

 

Intervenção de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia (11:15 - 11:30)

 

2.º painel da manhã: Mercado - Evolução e Novo Paradigma (11:30 – 13:00)

Moderador: Camilo Lourenço, Jornalista

  • Berto Martins, Diretor Adjunto na Direção de Mercados Energéticos da EDP S.A. - Renewables and ancillary services markets
  • Josh Roberts, Advocacy Officer na REScoop - Renewable energy communities & the EU's Clean Energy Package: new opportunities for citizens in Europe's energy transition
  • Javier Revuelta, Principal, Pöyry Management Consulting - Outlook for Renewable Energies in Iberia in 2020-2030

 

Debate

 

Almoço (13:00 - 14:15)

 

Entrega do Prémio APREN 2018 (14:15 - 15:00)

 

Painel da tarde: Renováveis em 2030-2050 (15:00 – 17:00)

Moderador: Camilo Lourenço, Jornalista

  • Adolfo Mesquita Nunes, Vice-Presidente do CDS/PP
  • Hugo Costa, Deputado do PS
  • João Ferreira, Eurodeputado do PCP
  • Jorge Costa, Deputado e Dirigente do BE
  • Salvador Malheiro, Vice-Presidente do PSD

 

Debate

 

Encerramento (17:00 - 17:30)

  • João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente
  • António Sá da Costa, APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis
FICHA DE INSCRIÇÃO

Prémio APREN

Ricardo Prata (Doutoramento) e Gabriel Maciel (Mestrado), ambos alunos do Instituto Superior Técnico, são os grandes vencedores do Prémio APREN 2018!

 

Ricardo Prata foi distinguido graças à sua tese intitulada "Regulatory Framework Design and Market Response Interactions under Growing Solar and Wind Generation Deployment in the Portuguese Electrical Energy System". Quanto a Gabriel Maciel, garantiu o Prémio através da tese "Desenvolvimento e Projeto Mecânico de uma Fundação para uma Turbina Eólica Offshore".

 

Destaque também para os segundos lugares atribuídos a Francesca Poggi (Doutoramento) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pela tese "SMART RURAL: Eficiência energética e Energias Renováveis no Espaço Rural", e a Filipe Fernandes (Mestrado) do Instituto Superior Técnico, pela tese "Despacho de uma Central Hídrica Reversível no Mercado Diário e no Mercado de Banda Secundária".

 

Foram ainda atribuídas menções honrosas a Sara Freitas (Doutoramento) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pela tese "Photovoltaic potential in building façades", a Filipe Francisco (Mestrado) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela tese "Synthesis of three-dimensional hematite photoelectrodes for photoelectrochemical cells" e a João Marques (Mestrado) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela tese "Power Distribution Planning Under Distributed Generation Uncertainty".

 

Parabéns a todos!

 

Para consultar o póster/resumo da tese de Ricardo Prata, clique aqui.

Para ler a nossa entrevista a Ricardo Prata, clique aqui.

 

Para consultar o póster/resumo da tese de Gabriel Maciel, clique aqui.

Para ler a nossa entrevista a Gabriel Maciel, clique aqui

 

O Prémio APREN

 

A APREN, com o apoio da EDPEDP Produção e EDP Renováveis, promoveu em 2018 a 4.ª edição do Prémio APREN, uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior, relacionadas com a eletricidade de origem renovável.

 

Pretendeu-se assim criar um veículo de comunicação que difunda, de uma forma dinâmica e continuada, os trabalhos de investigação e de desenvolvimento tecnológico no seio dos stakeholders do setor, gerando uma rede de interação que promova a inovação e a criação de valor.

 

O Prémio APREN, este ano dedicado a teses de mestrado e de doutoramento, compreendeu uma exposição de vinte e cinco trabalhos selecionados por um júri em formato de póster, que decorreu paralelamente à Conferência anual da APREN, realizada a 9 de outubro, na Fundação Oriente.

 

Pela primeira vez na história do Prémio, foram também dados prémios monetários às segundas melhores teses de mestrado e doutoramento, além de entradas para todos os eventos que a APREN organizar em 2019.

SABER MAIS

Patrocinadores

Media partners
Apoio Institucional