Portugal Renewable Summit 2018
A APREN realizou no dia 09 de outubro a sua Conferência anual, subordinada ao tema Mercado e Renováveis. O evento, já um marco incontornável no setor energético português, teve lugar na Fundação Oriente, em Lisboa.
A edição de 2018 foi especial, pois assinalou os 30 anos da Associação. Para assinalar esta data, decidimos "renovar" o evento, alterando a sua denominação. Assim, a Conferência APREN é agora Portugal Renewable Summit!
À semelhança das edições anteriores, contou com intervenções de alguns dos principais especialistas da área das energias renováveis, a nível nacional e internacional.
Paralelamente, teve ainda lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2018 - uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas relacionadas com eletricidade de origem renovável.
Assista aqui aos melhores momentos do evento.
Prémio APREN
Ricardo Prata (Doutoramento) e Gabriel Maciel (Mestrado), ambos alunos do Instituto Superior Técnico, são os grandes vencedores do Prémio APREN 2018!
Ricardo Prata foi distinguido graças à sua tese intitulada "Regulatory Framework Design and Market Response Interactions under Growing Solar and Wind Generation Deployment in the Portuguese Electrical Energy System". Quanto a Gabriel Maciel, garantiu o Prémio através da tese "Desenvolvimento e Projeto Mecânico de uma Fundação para uma Turbina Eólica Offshore".
Destaque também para os segundos lugares atribuídos a Francesca Poggi (Doutoramento) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pela tese "SMART RURAL: Eficiência energética e Energias Renováveis no Espaço Rural", e a Filipe Fernandes (Mestrado) do Instituto Superior Técnico, pela tese "Despacho de uma Central Hídrica Reversível no Mercado Diário e no Mercado de Banda Secundária".
Foram ainda atribuídas menções honrosas a Sara Freitas (Doutoramento) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pela tese "Photovoltaic potential in building façades", a Filipe Francisco (Mestrado) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela tese "Synthesis of three-dimensional hematite photoelectrodes for photoelectrochemical cells" e a João Marques (Mestrado) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pela tese "Power Distribution Planning Under Distributed Generation Uncertainty".
Parabéns a todos!
Para consultar o póster/resumo da tese de Ricardo Prata, clique aqui.
Para ler a nossa entrevista a Ricardo Prata, clique aqui.
Para consultar o póster/resumo da tese de Gabriel Maciel, clique aqui.
Para ler a nossa entrevista a Gabriel Maciel, clique aqui.
O Prémio APREN
A APREN, com o apoio da EDP, EDP Produção e EDP Renováveis, promoveu em 2018 a 4.ª edição do Prémio APREN, uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior, relacionadas com a eletricidade de origem renovável.
Pretendeu-se assim criar um veículo de comunicação que difunda, de uma forma dinâmica e continuada, os trabalhos de investigação e de desenvolvimento tecnológico no seio dos stakeholders do setor, gerando uma rede de interação que promova a inovação e a criação de valor.
O Prémio APREN, este ano dedicado a teses de mestrado e de doutoramento, compreendeu uma exposição de vinte e cinco trabalhos selecionados por um júri em formato de póster, que decorreu paralelamente à Conferência anual da APREN, realizada a 9 de outubro, na Fundação Oriente.
Pela primeira vez na história do Prémio, foram também dados prémios monetários às segundas melhores teses de mestrado e doutoramento, além de entradas para todos os eventos que a APREN organizar em 2019.