Publicações da APREN

Anuário APREN 2018

A edição de 2018 do Anuário APREN - um marco no panorama energético nacional, constituindo uma montra do que fazemos em Portugal no setor da produção elétrica a partir de fontes renováveis -  já está disponível (apenas para associados).

MAIS INFORMAÇÕES
Eletricidade Renovável em Portugal - Uma mão cheia de factos

Conheça os factos mais relevantes acerca da eletricidade renovável em Portugal (folheto desdobrável).

Ver PDF
Eletricidade Renovável no Sistema Energético Português até 2050

Revista de apresentação de um estudo elaborado pelo CENSE – Center for Sustainability and Environmental Research, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, solicitado pela APREN, que define trajetórias custo-eficazes para a transição do setor eletroprodutor até 2050.

MAIS INFORMAÇÕES
Eletricidade Renovável em Revista - 2017

O acréscimo do uso de fontes de energia renovável aliado a medidas de eficiência energética, têm permitido reduzir o consumo e a importação de combustíveis fósseis, e contribuíram, consequentemente, para o aumento da representatividade das energias renováveis no consumo final de energia em Portugal.

Ver PDF
Mapa de Centros Eletroprodutores Renováveis em Portugal

A APREN (em colaboração com o INEGI) lançou no final de 2017 uma nova versão do mapa e2p - Centros Eletroprodutores Renováveis em Portugal.

 

Este mapa insere-se no âmbito do projeto e2p - Energias Endógenas de Portugal, que consiste na conceção de uma base de dados com informação relevante acerca de todos os centros eletroprodutores com recurso a fontes renováveis de energia, existentes em Portugal.

MAIS INFORMAÇÕES
Missão

Conheça melhor a APREN e as vantagens de ser nosso associado, com esta apresentação institucional.

Ver PDF
Índice de Eolicidade

O Índice de Eolicidade (IE) visa quantificar as flutuações da produção de energia elétrica mensal proveniente do recurso eólico em torno do valor médio histórico.

 

Baseia-se na produção real de parques eólicos, a qual é devidamente corrigida e adimensionalisada de forma a dissipar o efeito das indisponibilidades operacionais. 

MAIS INFORMAÇÕES
Parques Eólicos em Portugal

O projeto e2p – Energias Endógenas de Portugal surge da colaboração entre a APREN e o INEGI para o desenvolvimento de uma base de dados de todos os centros electroprodutores de fontes de energias renováveis em Portugal, atualizada periodicamente e disponível ao público em geral.

 

MAIS INFORMAÇÕES
Impacto Macroeconómico do Setor da Eletricidade de Origem Renovável em Portugal

Tendo em consideração o contexto do setor da eletricidade renovável em Portugal e a sua evolução nos últimos anos, a APREN promoveu uma análise à evolução deste setor nos últimos anos, perspetivando ainda a sua evolução até 2020 e 2030, avaliando o respetivo impacto no economia e na geração de riqueza – PIB, criação de emprego, redução da emissão de gases com efeito de estufa, redução das importações, redução da dependência energética do País.

 

Estudo desenvolvido APREN e pela Deloitte.

Ver PDF
Boletim Energias Renováveis

Boletim mensal, que carateriza o comportamento do setor elétrico renovável de cada mês, focando, entre outros, os aspetos técnicos relevantes de comportamento do sistema e das renováveis e a  análise da produção e da evolução dos mercados e das interligações.

MAIS INFORMAÇÕES