Dia do Sol 2018

A APREN assinalou o Dia do Sol com uma mesa redonda dedicada ao tema ‚ÄúSolar PV Production in Portugal‚ÄĚ*. O evento realizou-se a 03 de maio no Instituto Superior T√©cnico em Lisboa, e contou com a participa√ß√£o de produtores em mercado, instaladores, investigadores e associa√ß√Ķes.

 

Em an√°lise estiveram os desafios que se colocam √† energia solar em mercado, as tend√™ncias tecnol√≥gicas do setor e a evolu√ß√£o dos custos de produ√ß√£o.  

 

Contexto do evento

 

A produ√ß√£o de eletricidade a partir do sol √© cada vez mais respons√°vel pela transi√ß√£o energ√©tica a que estamos a assistir. A sua f√°cil coloca√ß√£o no tecido urbano, em empresas e resid√™ncias, vem dinamizar o autoconsumo e colocar o consumidor no centro da revolu√ß√£o energ√©tica. 

 

Portugal est√° ainda com n√≠veis de penetra√ß√£o muito pequenos, mas dever√° decuplicar o valor atual de 500MW nos pr√≥ximos 6 ou 7 anos, o que coloca grandes desafios √†s redes e ao tecido industrial. Para esse programa ter √™xito, ser√° necess√°ria uma estabilidade do quadro regulat√≥rio e um trabalho coordenado de todos os intervenientes no processo, entidades institucionais, dos operadores das redes e dos agentes.

 

A APREN e as Universidades
 
A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes institui√ß√Ķes de ensino superior de Portugal, para celebra√ß√£o dos dias tem√°ticos relacionados com as fontes de energia renov√°vel. Pretende-se assim consolidar a rela√ß√£o da associa√ß√£o com as universidades, atrav√©s de um papel ativo na divulga√ß√£o de informa√ß√£o sobre as energias renov√°veis, de uma forma pedag√≥gica e envolvente.

 

O Dia do Sol

 

O Dia do Sol, criado no √Ęmbito do Programa das Na√ß√Ķes Unidas para o Ambiente, visa alertar para os benef√≠cios do sol e para a sua import√Ęncia enquanto fonte de energia.

 

 

*As interven√ß√Ķes dos oradores foram feitas em ingl√™s.

Programa
Apresentação de José Falcão de Campos
Apresentação de José Medeiros Pinto
Apresentação de Manuel Barbosa
Apresentação de Francisco Pinto
Apresentação de Rui Bento
Apresentação de Sónia Cunha
Apresentação de Marc Rechter