Produção

Entre janeiro e setembro de 2019, as fontes de energia renovável produziram 17,9 TWh de eletricidade, contribuindo para 51,9 % do mix de produção de eletricidade

O mês de setembro de 2019 teve uma produção de eletricidade no Continente (3 472 GWh) que representou apenas 89,1 % do consumo elétrico (3 895 GWh), visto que o restante resultou de um saldo importador que totalizou este mês 614 GWh. Do total da produção, 51,8 % provieram dos centros eletroprodutores renováveis, assegurados, na sua maioria, pela eólica, que representou 25,5 % da produção. A produção térmica a carvão esteve parada em 25 dias do mês, tendo registado um período máximo contínuo de não operação de 15 dias. Tal acontecimento é reflexo da sua menor competitividade de preço face ao gás natural. 

De janeiro a dezembro de 2018, as fontes de energias renováveis representaram 31,1% do total da produção elétrica da Região Autónoma da Madeira.

De janeiro a dezembro de 2018, as fontes de energias renováveis representaram 39% do total da produção elétrica da Região Autónoma dos Açores.

A maior utilização dos recursos endógenos e renováveis portugueses para a produção de eletricidade tem alterado a composição do mix de produção de eletricidade em Portugal e tem, consecutivamente, desempenhado um papel cada vez mais determinante na satisfação do consumo.