Mensagem do Presidente - Outubro 2021

Estamos já em contagem decrescente para aquele que é o maior evento anual realizado pela APREN: a Portugal Renewable Energy Summit 2021, a conferência anual da  Associação, que tem lugar nos próximos dias 9 e 10 de novembro no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

 

Neste evento, que marcará o regresso da APREN aos eventos físicos, mantendo a emissão em streaming com a qualidade do ano passado, os atendentes terão acesso a painéis de debate em que serão discutidas as temáticas mais relevantes das Renováveis, pela mão dos oradores mais relevantes do setor.

 

Poderão consultar o programa completo, os oradores confirmados e as várias opções de patrocínio disponíveis no site da APREN. Aproveito desde já para agradecer aos Associados que apoiarão esta edição, e também a todos os que já se inscreveram e garantiram o seu lugar neste que é um dos eventos mais relevantes da área.

 

Em antevisão à nossa conferência anual, a APREN juntou-se à Marktest para, através de uma sondagem de opinião, analisar a Notoriedade e Imagem das Energias Renováveis, tendo chegado a conclusões bastante interessantes.

 

A principal aponta que nove em cada dez portugueses consideram que o país deveria investir mais em energias renováveis, um sinal extremamente importante para todos nós. Por outro lado, cerca de 60% dos inquiridos são da opinião de que Portugal está a fazer pouco para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, e só 30% acredita que o país está a mobilizar esforços suficientes rumo à descarbonização em 2050.

 

Os portugueses entrevistados revelam ainda ter um conhecimento aprofundado do que consta da sua fatura da eletricidade, com mais de 80% a garantir conhecer parcial ou totalmente as rubricas que compõem a conta da eletricidade.

 

Quanto ao preço da eletricidade, as respostas são claras: 91% dos inquiridos considera que a fatura é cara. Mais de 80% acredita mesmo que o preço da eletricidade em Portugal é mais elevado do que a média europeia. Em consonância, 88% considera que se deverá fazer uma aposta na produção de eletricidade a partir de fontes de energia renovável em detrimento de combustíveis fósseis, e mais de 52% refere que o uso de energias renováveis da produção de eletricidade reduz o preço de venda apresentado na fatura da eletricidade.

 

Os principais resultados deste estudo demostram que a população portuguesa acredita nas renováveis e defende um maior investimento nas energias verdes de forma a impulsionar maia acentuadamente a descarbonização. A APREN continuará a trabalhar no sentido de factualmente explicar e mostrar as vantagens da eletricidade produzida a partir de fontes renováveis em toda a linha, nomeadamente o seu impacto muito positivo no controlo dos preços da venda de eletricidade no mercado spot e a prazo.

 

Por fim, dar nota de que também outro clássico APREN está já disponível para consulta por parte dos nossos associados: o Anuário APREN. Tradicionalmente um livro, o anuário de 2021, seguindo a tendência de digitalização, de preservação do meio ambiente e enquadrado na política da economia circular, tem agora também uma plataforma online, de forma a facilitar o acesso e trazer-lhe dinamismo. Apesar de tudo, o tradicional livro do anuário mantém-se, bastando aos interessados contactar a APREN para pedir o seu exemplar.

 

Continuaremos a trabalhar na promoção das renováveis, na sua centralidade para diminuir os impactos das alterações climáticas e na sua capacidade de controlar os preços da eletricidade no mercado grossista,

 

Porque Portugal precisa da nossa Energia!