home
Apren | Associação de Energias Renováveis

Metas

20-20-20 Limitar os danos

A actividade humana acelerou as alterações climáticas, mas não é demasiado tarde para abrandar o processo. A UE está empenhada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa dos seus países e em conseguir que outros sigam o seu exemplo. Paralelamente, está a desenvolver uma estratégia para fazer face às consequências das alterações climáticas.

Um único fim, muitos meios

Os dirigentes da UE chegaram a acordo sobre uma série de objectivos a atingir até 2020, conhecidos como os «objectivos 20-20-20»:
  • Reduzir em, pelo menos, 20 % as emissões de gases com efeito de estufa da UE, em relação aos níveis de 1990;
  • Aumentar para 20 % a parte da energia proveniente de fontes renováveis no consumo da UE;
  • Reduzir em 20 % o consumo de energia primária, em relação aos níveis previstos, através do investimento na eficiência energética.
A UE dispôs-se mesmo a reduzir as suas emissões em 30% se as outras grandes economias se comprometerem a fazer reduções semelhantes ou a dar outro tipo de contribuição adequada. Estão actualmente em curso negociações a este propósito no quadro das Nações Unidas.

No seu roteiro para a transição para uma economia hipocarbónica até 2050, a Comissão Europeia também analisou formas de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 80 a 95 % até meados do século.

http://europa.eu/pol/clim/index_pt.htm







todos os direitos reservados