Apren | Associação de Energias Renováveis

Ondas e Marés

Há inúmeras fontes de energia no oceano que podem ser utilizadas para gerar eletricidade. As principais fontes de energia oceânica incluem o movimento das ondas, o gradiente térmico, o gradiente salino e as correntes de maré. Os equipamentos para conversão desta energia renovável em eletricidade ainda se encontram em desenvolvimento, procurando melhorar o seu rendimento e a sua resistência ao ambiente marítimo.

No entanto, Portugal está entre os pioneiros na Europa. Desde 1978 que estuda o potencial da energia das ondas e colabora intensamente com a união europeia, participou na criação do Atlas Europeu da Energia das Ondas e com o apoio europeu instalou uma das primeiras centrais mundiais de coluna de água oscilante na ilha do Pico, Açores. Possui um bom domínio da tecnologia dos sistemas na costa, um grande interesse de empresas estrangeiras, pelas boas condições naturais, e até um crescente interesse da parte de algumas empresas portuguesas.

Neste contexto, em 2008, com o intuito de assegurar a promoção do desenvolvimento do aproveitamento da energia das ondas marítimas, foi criada a Zona Piloto de São Pedro de Moel. Esta zona exclusiva pretende fomentar o desenvolvimento tecnológico e a instalação, nos regimes de demonstração de conceito, pré comercial ou comercial, de equipamentos de aproveitamento de energia das ondas, atraindo para o País empresas promotoras e produtores de tecnologia.






todos os direitos reservados