Apren | Associação de Energias Renováveis

Solar

A energia solar é o nome dado à radiação proveniente do Sol e é uma das vertentes mais importantes das energias renováveis.


O aproveitamento desta fonte de energia serve para iluminar espaços interiores de edifícios, aquecimento de águas sanitárias, ou produção de eletricidade. 

A produção de eletricidade de origem solar é possível através de painéis solares fotovoltaicos ou de painéis solares térmicos. No primeiro caso, quando a radiação solar incide nas células fotovoltaicas a luz absorvida é convertida em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. No segundo caso, usam-se espelhos que concentram a luz solar para aquecer um fluido, gerando vapor que faz rodar as pás de uma turbina, criando um movimento de rotação do eixo do gerador que produz eletricidade.

Em Portugal a disponibilidade do recurso energético é elevada, assim como o potencial de aproveitamento, não apenas devido à localização geográfica do país privilegiada, mas também porque a produção ocorre principalmente nas horas diurnas de maior consumo de eletricidade, adequando-se ao perfil do diagrama de carga como complemento essencial às tecnologias de geração presentes no mix elétrico nacional.






todos os direitos reservados