Publicações da APREN
Veja os dados mais importantes da eletricidade renovável em 2023.
Saiba todos os detalhes do estudo sobre o impacto da eletricidade de origem renovável.
Saiba mais deste projeto APREN em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
O Minuto Energia da RTP é um projeto APREN em parceria com a ADENE que explica temas das Renováveis e da Energia de forma simples aos consumidores, no âmbito do caminho para a transição energética.
Renováveis permitiram poupanças de até 300 euros por ano aos consumidores. Leia as principais conclusões deste estudo APREN.
Conheça as principais conclusões deste estudo
O estudo avaliou o impacto e a contribuição, entre 2016 e 2020, da eletricidade de origem renovável na fatura dos consumidores, no sistema elétrico e na economia nacional projetando os seus efeitos no contexto da política energética e objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Energia e Clima para Portugal até 2030, e olhando também para a nova ambição climática estabelecida pela União Europeia, presente no pacote legislativo europeu “Fit for 55%”, lançado no passado mês de julho.
Edição de 2019 do Anuário APREN, um marco no panorama energético nacional e uma montra do que fazemos em Portugal no setor da produção elétrica a partir de fontes renováveis.
A política energética e climática foi no último ano objeto de um amplo debate, não só no âmbito nacional, mas também ao nível comunitário, nos quais se verificaram muitos desenvolvimentos, indicativos de um virar da página para o setor energético e de um despertar para o combate às alterações climáticas.
Conheça os factos mais relevantes acerca da eletricidade renovável em Portugal.
Publicação direccionada às crianças do ensino básico, que pretende explicar, de uma forma simples e divertida, o que é a energia, que tipos de energia existem, qual o uso que o homem lhes tem dado ao longo da sua história e quais as consequências desse uso.
Manual Pedagógico de apoio ao livro "A Energia Viva da Terra", com respostas às questões colocadas no mesmo e sugestões de atividades.
Revista de apresentação de um estudo elaborado pelo CENSE – Center for Sustainability and Environmental Research, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, solicitado pela APREN, que define trajetórias custo-eficazes para a transição do setor eletroprodutor até 2050.
A APREN (em colaboração com o INEGI) lançou no final de 2017 uma nova versão do mapa e2p - Centros Eletroprodutores Renováveis em Portugal.
Este mapa insere-se no âmbito do projeto e2p - Energias Endógenas de Portugal, que consiste na conceção de uma base de dados com informação relevante acerca de todos os centros eletroprodutores com recurso a fontes renováveis de energia, existentes em Portugal.
O Índice de Eolicidade (IE) visa quantificar as flutuações da produção de energia elétrica mensal proveniente do recurso eólico em torno do valor médio histórico.
Baseia-se na produção real de parques eólicos, a qual é devidamente corrigida e adimensionalisada de forma a dissipar o efeito das indisponibilidades operacionais.
O projeto e2p – Energias Endógenas de Portugal surge da colaboração entre a APREN e o INEGI para o desenvolvimento de uma base de dados de todos os centros electroprodutores de fontes de energias renováveis em Portugal, atualizada periodicamente e disponível ao público em geral.
Tendo em consideração o contexto do setor da eletricidade renovável em Portugal e a sua evolução nos últimos anos, a APREN promoveu uma análise à evolução deste setor nos últimos anos, perspetivando ainda a sua evolução até 2020 e 2030, avaliando o respetivo impacto no economia e na geração de riqueza – PIB, criação de emprego, redução da emissão de gases com efeito de estufa, redução das importações, redução da dependência energética do País.
Estudo desenvolvido APREN e pela Deloitte.
Boletim mensal, que carateriza o comportamento do setor elétrico renovável de cada mês, focando, entre outros, os aspetos técnicos relevantes de comportamento do sistema e das renováveis e a análise da produção e da evolução dos mercados e das interligações.